Ensaio 2 de maio de 2026 2 min

O que você estava fazendo aos 23 anos?


Foi uma pergunta feita numa mesa de bar, em um encontro de amigos.

Marcos tinha 27 anos. Aos 23, estava fazendo uma grande mudança de vida: trocando de carreira. Antes era um músico profissional, mas havia decidido que tecnologia seria um caminho melhor. Teve muito medo, é claro, mas tinha algumas economias a seu dispor e estava confiante de que conseguiria fazer dar certo. Quatro anos depois, ele estava feliz de ter feito essa aposta. Atualmente era o líder técnico de um time importante no lugar em que trabalhava e ganhava um salário muito bom. Ele agradeceu Murilo, seu amigo, que o havia incentivado a dar esse passo.

Júlia tinha 30 anos. Aos 23, tinha acabado de se formar na faculdade. Fez psicologia. Sempre gostou do assunto, tanto que se formou como a segunda melhor da turma. Saiu da faculdade cheia de sonhos e ambições, mas demorou para achar trabalho na sua área. Até lá, ficou entre empregos para poder se sustentar. Conseguiu se estabilizar como psicóloga aos 26 anos. Agora, aos 30, tinha uma gama fiel de pacientes a quem ela tinha orgulho em ajudar. O primeiro deles foi, inclusive, uma indicação de Murilo, seu amigo.

Guilherme tinha 29 anos. Aos 23, começou a se interessar por investimentos e finanças em geral. Ele tinha algum dinheiro guardado e resolveu usar parte dele para estudar o mercado e investir no seu futuro e estabilidade financeira. Começou em investimentos de renda fixa e depois se aventurou para a renda variável. Guilherme era muito centrado e disciplinado, então estudou bastante e, com uma dose considerável de sorte, conseguiu fazer um lucro significativo. Aos 29, tinha uma reserva mais do que suficiente para se sentir financeiramente seguro durante muitos anos; ele até falava de se aposentar antes dos 40. Ele agradeceu Murilo, seu amigo, que emprestou os primeiros livros que ele usou para estudar.

Victória tinha 24 anos. Aos 23, tinha decidido abandonar a faculdade de teatro para, assim como Marcos, entrar na área da tecnologia. Ela quase se formou; saiu no último semestre. Estava quase lá, mas precisava de dinheiro com certa urgência e o mercado de tecnologia, na época, estava bem aquecido. Virou noites estudando e criando projetos para conseguir um emprego o mais rápido possível. Um ano depois, estava trabalhando como uma desenvolvedora de software iniciante em uma pequena empresa da sua cidade, com um salário melhor do que seus antigos empregos. Ela teve muito a agradecer a Marcos, que a ajudou bastante durante todo o processo, mas também a Murilo, que encaminhou para ela o link da vaga que ela agora ocupa.

Murilo nunca descobriu o que ele estava fazendo aos 23 anos, já que ele se jogou da janela do oitavo andar aos 22.

— fim — ← voltar ao índice